Perder peso jogando Futebol

Futebol é um excelente esporte para a perda de peso, pois utiliza os músculos e as atividades cardíacas de diferentes maneiras. O futebol constrói músculos e queima mais gordura, recrutando as fibras dos músculos em movimentos de alongamento e retração.

Assim como um exercício cardiovascular, jogar futebol queima mais calorias do que exercícios típicos em academias, porque força a pessoa revezar entre aeróbica e anaeróbica. Ao contrário de muitas atividades cardiovasculares, o futebol constrói e preserva a massa muscular, incrementando o metabolismo ao invés de encorajar a perda dos músculos.

jogando futebol

Queima de calorias

Jogar futebol queima em torno de 260 calorias em meia hora de atividade. Para perder peso é sempre necessário queimar mais calorias do que se consome. Para ser mais exato, é necessário queimar 3.500 calorias para perder um quilo de gordura.

Portanto, jogar futebol por uma hora, três vezes por semana, pode promover a queima de 1.500 calorias cada semana, e a perda de muitos quilos por mês somente jogando futebol. Isso acontece porque uma partida de futebol requer que a pessoa faça um esforço constante em vários níveis de intensidade, promovendo uma atividade aeróbia e anaeróbica. A troca constante entre elas resulta na queima de mais calorias.

Queima de gordura

De acordo com estudos universitários, jogar futebol tem um profundo impacto na diminuição da massa de gordura. O futebol queima a gordura localizada e aquela alojada entre as fibras musculares, por causa da necessidade de aceleração, saltos, mudanças direções súbitas e movimentos de explosão em uma partida de futebol.

As fibras musculares mais finas armazenam glicose para energia, usando-as para produzir hormônios que queimam gorduras que continuam queimando durante e após as práticas de exercícios. Isso promove a queima de mais gordura do que uma sessão na academia ou a prática regular de exercícios aeróbicos.

Ganho de massa muscular

Jogar futebol ativa o funcionamento de fibras musculares durante os movimentos de explosão e durante as atividades aeróbicas, trabalhando mais fibras musculares, estimulando maior crescimento de massa muscular. Todos os grupos de músculos são usados quando se joga uma partida de futebol, desafiando a parte inferior do corpo, incluindo os glúteos, ciático, quadris e panturrilhas.

Quanto maior a massa muscular, maior o metabolismo. Portanto, a construção de massa muscular de maneira eficaz vai queimar uma quantidade bem maior de gordura localizada.

Dicas e considerações finais

Jogar futebol, pelo menos três vezes por semana promove a perda de peso sem a necessidade de nenhuma atividade física adicional. Contudo, os treinamentos devem ser moderados, alongamento antes e após as partidas para incrementar os resultados e aumentar a segurança dos músculos. Quanto mais frequente o alongamento, menor a incidência de acidentes sérios.

É evidente que, mesmo com o compromisso semanal de uma partida de futebol com os amigos, é necessário algumas considerações adicionais.

Por exemplo, adote uma mudança de hábitos para uma condição mais saudável, sem a ingestão de drogas ou álcool ou alimentos industrializados, contendo conservantes e corantes artificiais.

Alimentos frescos e saudáveis, como frutas e vegetais, além de proteínas brancas, como peixe, frango e cogumelos podem prolongar o ciclo de vida e aumentar o sistema imunológico.

Faça a escolha para uma vida mais leve, minimizando a incidência dos níveis de estresse, ou adote maneiras para lidar com o estresse de maneira eficaz. Aumente os níveis de felicidade, aprenda a dançar, visite ambientes de arte para apreciar a coordenação de cores e estimular as funções cerebrais através de conceitos abstratos das pinturas de grandes mestres.

Uma nova vida é um novo mundo que ocupa o seu futuro. Sua decisão pode tornar este mundo melhor, ou pior… A escolha é sempre sua!

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