Fitness e o condicionamento físico no Futebol

Fitness é uma palavra Inglesa que foi incorporada ao nosso vocabulário e que, apesar de usada na íntegra, significa “estar em boa forma física”. O termo é quase sempre associado à prática de atividades físicas e serve para denominar o condicionamento físico ou estado físico e mental do atleta. Em nosso caso, o jogador de futebol!

Portanto, a fitness física é um dos aspectos mais importantes do desempenho no futebol. Um jogador considerado craque de bola tem um futuro garantido no cenário do esporte, mas sem um condicionamento físico e um nível de fitness adequado ele nunca será um jogador completo.

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Como obter níveis satisfatórios de fitness?

A resistência aeróbica é um dos aspectos mais importantes da fitness física que são atribuídos aos jogadores de futebol. Os jogadores precisam ser capazes de manter um nível elevado de intensidade durante os 90 minutos de uma partida.

Outro componente muito importante é a fitness anaeróbica, que significa a velocidade de corrida e a habilidade nos movimentos de explosões e arrancada súbita. Os jogadores também necessitam de boa agilidade, força física, energia e flexibilidade.

O treinamento desenhado para os grupos específicos de músculos deve incluir um parâmetro de academia, associando pesos de intensidade moderada. Treinamento regular é sempre necessário para todas as áreas de fitness.

Contudo, considere alguns fatores importantes para um programa eficiente. Crie um bom plano de ação. O treinamento deve ser direcionado a objetivos específicos e individualizado para maximizar as capacidades físicas de cada jogador.
Para um desempenho otimizado, a carga física precisa ser aumentada com o tempo, à medida que os jogadores demonstram os resultados na prática. O uso de um treinamento mais amplo pode incorporar níveis de fitness mais elevados nas rotinas físicas para estimular o interesse e motivar os jogadores com os resultados alcançados.

Avaliação dos níveis de fitness

A avaliação regular dos níveis de fitness dos jogadores serve para monitor o desempenho e o progresso, determinando quais as áreas de maior concentração e necessidade. Existem alguns testes específicos de fitness que podem ser usados para aferir em maiores detalhes o desempenho dos jogadores. Estes testes podem ser encontrados em vários sites de fitness e até mesmo no site oficial da CBD.

Posição dos jogadores

Vale a pena observar que as demandas físicas podem variar de acordo com a posição do jogador em campo, e o treinamento deve refletir esta premissa. O goleiro, por exemplo, tem demandas bem específicas. O treinamento fitness para o goleiro deve concentrar um grande poder explosivo e flexibilidade nos movimentos.

O tempo de reação intrínseca do corpo não é algo facilmente treinável, apesar da prática e técnica permitir que o goleiro leia melhor a jogada e se coloque na melhor posição para tomar decisões rápidas de defesa e evitar gols.

Considerações finais sobre fitness no futebol

Além do alto nível de habilidades necessárias para um jogador de futebol, para ser bem sucedido o jogador necessita de excelentes habilidades aeróbicas, como já foi falado e vale sempre a pena enfatizar. Outros componentes importantes de fitness são a velocidade e a habilidade repetitiva de arrancada, isto é, sair do zero a uma velocidade enorme em pouquíssimo espaço de tempo.

O consenso geral é de que a fitness é parte integrante do novo nível de futebol que os grandes times do mundo estão desenvolvendo. Nas competições mundiais, como a copa do mundo, por exemplo, os times demonstram haver alcançado um nível de competição bem igual sem muitas discrepâncias entre as equipes.

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