O esporte e as atividades físicas melhoram as funções do cérebro

É bem provável que já conheça os benefícios da prática de esportes para a a saúde física, mas aqui estão algumas novidades. Nos últimos anos algumas pesquisas descobriram que a participação em atividades esportivas afeta positivamente a saúde mental dos atletas.

A combinação de esporte e as atividades físicas melhoram as funções do cérebro e pode até ativar regiões que impedem a manifestação do Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson.

As atividades físicas e os esportes podem criar redes neurais que otimizam as funções mentais que incluem a cognição e a memória, que são áreas geralmente afetadas por problemas sérios como o Alzheimer e Parkinson.

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A prática de esportes melhora o temperamento

Para quem está buscando um estado mental de felicidade e relaxamento, o envolvimento em atividades físicas é um caminho seguro e garantido. Não importa se estiver jogando, malhando na academia ou em uma longa caminhada, a atividade física libera químicos mentais que promovem o bem estar emocional e físico, deixando a pessoa mais feliz e mais relaxada.

A prática de esportes, especificamente, oferece a chance de relaxar a mente e engajar em um desafio satisfatório que melhora o estado físico. Ela também oferece benefícios sociais, permitindo uma conexão com outros membros da equipe e amigos em um cenário de recreação.

A prática de esportes melhora a concentração

Atividades físicas regulares e a prática de esportes mantêm as habilidades mentais em excelente forma, à medida que a pessoa envelhece. Isso inclui raciocínio crítico, a aprendizagem e o discernimento para julgar muitas coisas.

As pesquisas indicam que a execução de uma rotina que inclui atividades musculares é muito útil. Os participantes neste tipo de atividade que realizam de três a cinco sessões por semana, com duração de pelo menos 30 minutos, podem incrementar substancialmente a saúde mental.

O esporte reduz os níveis de estresse e elimina a depressão

Quando fisicamente ativa, a mente é distanciada dos estressores diários. Isso pode ajudar a evitar o surgimento de pensamentos negativos. Os exercícios físicos reduzem os níveis de estresse no corpo e, ao mesmo tempo, estimulam a produção de endorfinas que são considerados hormônios da felicidade, eliminando a depressão.

Endorfinas podem também promover um estado físico mais relaxado e otimista após a realização e exercícios físicos. Apesar de todos estes benefícios, os especialistas concordam que mais pesquisas de qualidade são necessárias nessa área para determinar o relacionamento exato entre esportes e depressão.

O esporte e as atividades físicas melhoram a qualidade do sono

Uma boa noite de sono é essencial para recuperar dos percalços da vida diária. Para algumas pessoas os índices diários de sofrimento são tão elevados que uma boa noite é imprescindível para continuar na luta.

O esporte e a prática de outras formas de atividades físicas melhoram a qualidade do sono em qualquer pessoa. Isso acontece porque permitem um sono mais profundo e uma recuperação celular mais eficaz.

Além da prática de esporte e atividades físicas, é essencial a incorporação de uma dieta saudável na vida diária. Um cardápio usando alimentos oxigenadores, como couve flor, brócolis, castanhas e azeite de oliva extra virgem incrementam as funções mentais e promovem um estado de ânimo mais feliz.

Os esportes e as atividades físicas, quando realizados com moderação, além de uma alimentação mais saudável servem para pavimentar a fundação para uma estrutura celular mais resistente que previne doenças como a gripe, resfriado e prologam a vida com qualidade.

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